quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A Relação entre Volume e Capacidade


Para podermos adentrar neste assunto e ser de fácil entendimento iremos utilizar como exemplo a construção civil, pois é impossível pensar nela sem lembrar-se da matemática.
Imagine-se em meio a uma construção predial onde tudo ao seu redor são máquinas, trabalhadores, tijolos e etc. Você não estará em meio apenas disso, porem estará cercado principalmente da geometria, como por exemplo uma concreteira, um carrinho de mão e até um copo de plástico.

Fonte: Google Imagens (2015)

Tudo tem um volume e uma capacidade, mais você sabe qual é a relação entre essas duas medidas? Pois bem, é o que vamos mostrar no decorrer deste estudo.
Outro exemplo bastante comum são as cisternas em edificações. Se você reside em um edifício ou sua casa possui uma cisterna, você saberia me dizer quantos litros ela poderá armazenar?
Parece um pouco complicado não é? Mais só parece! Depois de ler todo esse material você verá o quão é fácil.
Imagine uma cisterna de 22 metros de comprimento, 6,60 metros de largura e 1,35 metros de profundidade. Para calcular seu volume basta penas realizar a seguinte multiplicação:
  • Comprimento x largura x altura

          Após o cálculo o resultado será de aproximadamente 196 , ou seja, 196.000 litros de água, pois cada 1 m³ equivale a 1.000 litros.
Volume representa o que um corpo ocupa no espaço, já a capacidade representa o quanto um corpo é capaz de armazenar em seu interior. 
          Uma forma de mostrarmos isso na prática é pegando um 1 litro de água e despejar em um cubo com medidas iguais, ou seja, 10 cm de largura, 10 cm de comprimento e 10 cm de altura, mais precisamente 1 dm³.
Fonte: Autor (2015)


Após despejar iremos perceber que a água não irá transbordar, então teremos a noção de que 1 dm³ equivale a 1 litro.
Porém devemos ter em mente quem nem todo volume ocupa um mesmo espaço. Por exemplo: 1 kg de chumbo não irá ocupar o mesmo espaço que 1 kg de algodão, pois sabemos que o 1 kg de chumbo será um corpo pequeno, ao contrário do algodão que deverá ser várias para podermos atingir a mesma massa do chumbo. 

 Fonte: Google Imagens (2015)






Autores:  Higor Lins 
                Diego Silva 



7 comentários: